Os primeiros passos para começar a investir

Os primeiros passos para começar a investir
06/06/2018 Super Investidor
primeiros-passos-comecar-investir

Olá amigos, tudo bem?

Se vocês chegaram até aqui, é porque tem interesse em investir mas estão totalmente perdidos de por onde começar. Então, vou dar a vocês alguns passos principais para você deixar a poupança e começar a investir melhor seu dinheiro.

Este é o primeiro artigo nesse tema da nossa série Investidor iniciante, então, futuramente outros artigos estarão no ar para complementar esse. Vamos aos passos.

1. Diagnóstico financeiro

Antes de começar a investir, precisamos ter dinheiro para isso, e não há como investir se você tem o perfil gastador e acaba com todo seu dinheiro do mês. Portanto, precisamos identificar onde está o ralo do seu dinheiro. E como faremos isso? Vou explicar agora!

Você vai baixar algum aplicativo de controle financeiro, eu recomendo o Organizze, ele é gratuito e você consegue inserir seus gastos separados por categoria. Você também pode pegar um simples bloco de notas e anotar manualmente, o importante é que você não esqueça de nenhuma conta, anote tudo, até mesmo o cafezinho que você tomou na rua.

Passados 30 dias, você vai saber exatamente quais as categorias que mais estão drenando seu dinheiro, das pessoas que ajudei elas tem praticamente o mesmo padrão, os maiores vilões estão os jantares/lanche fora de casa e as viagens de Uber. Se identificou? Pois é, muitos estão nessa mesma situação.

Agora vem a parte chata, o que você vai abrir mão ou diminuir para que sobre o suficiente para você começar a investir? Vai cortar planos de TV a cabo que não usa? Vai comer fora menos vezes na semana? Geralmente, quando passamos este pente fino nas finanças conseguimos cortar cerca que 20% dos gastos, se você já tinha feito este diagnóstico e ainda assim não consegue cortar/diminuir em nada, você terá que partir para a renda extra, encontrar alguma atividade extra que você possa aumentar seus ganhos mensais.

2. Banco tradicional e o gerente

Agora que você não está mais apertado com suas finanças. Vamos entrar na parte que dá um pouco de preguiça de resolver, mas é fundamental para sua rentabilidade. Atualmente, os bancos tradicionais (Itaú, Bradesco, Branco do Brasil, etc.) não estão interessados que você retire dinheiro da instituição deles, então, cobram altas taxas de TED e DOC (transferências de dinheiro para outra instituição financeira) para que você desista de fazer tal coisa.

Muitas vezes o gerente tenta ainda te empurrar os investimentos dos próprios bancos, porém são investimentos ruins, com rentabilidade bem abaixo do que podemos conseguir no mercado, na maioria das vezes é um ótimo negócio para o banco e não para você. Como nesse site estamos empenhados em você se tornar um Super Investidor, vou te passar algumas dicas de como conversar com o gerente do seu banco.

Vá até sua agência e converse com seu gerente sobre ele conseguir para você uma cortesia de pelo menos 1 TED gratuito mensal. Não comente com ele que você vai começar a investir por fora. Porque eu digo isso? Muitos gerentes irão inventar que não irão poder te conceder essa transferência gratuita simplesmente por pirraça, e outra, capaz dele começar a tentar te empurrar todos os produtos do banco. Eu sei que é feio mentir, mas se ele perguntar o motivo, diga que precisa transferir mensalmente um valor para algum parente, amigo, etc.

Se mesmo assim nosso amigo gerente se recusar, você vai pedir então para migrar sua atual conta corrente para conta poupança, isso ele não pode negar. Pelo Banco Central, todas as contas poupanças tem direito a uma transferência grátis por mês. Guarde essa informação, vamos usar no próximo tópico!

Vale também alertar que se você tem essa transferência gratuita mas ainda sim paga manutenção de conta, eu aconselho também a fazer a migração para conta poupança.

3. Abrir uma conta digital

Agora que você migrou sua conta corrente para conta poupança, você vai abrir uma conta digital, existem hoje dois bancos excelentes que fornecem conta digital sem tarifas para seus clientes. São eles: Banco Inter e Banco Sofisa , pode abrir sua conta sem medo em um desses bancos, possuo conta nos dois e as pessoas que ajudo como mentor também confiam. Compare a conta dos dois bancos e veja quais tem mais recursos para a sua necessidade.

E quais são os passos que você fará? Recebeu seu salário, deposite tudo na sua conta poupança ou na sua conta corrente com transferência gratuita e de lá transfira para sua nova conta digital. É da conta digital que você irá trabalhar de agora em diante.

Nas contas digitais você consegue fazer transferências ilimitadas gratuitamente, tanto para sua corretora quanto para amigos, parentes e etc.

4. Abrir uma conta em uma corretora

O que é uma corretora?

Bom, a grosso modo, seria um lugar onde você pode encontrar vários investimentos de diversas instituições bancárias. E assim, baseado no seu objetivo, você poderá escolher o investimento que melhor te atende. Mas isso será um assunto mais detalhado em outra postagem.

E qual corretora você deve abrir uma conta? Vou indicar as minhas preferidas, mas existem inúmeras, você pode olhar a relação delas neste link

As que eu tenho conta são: Rico e Modal Mais cada uma com sua particularidade, indico você a pesquisar outras, mas se você estiver com preguiça e fazer esse serviço, essas duas são as que uso.

5. Transferir dinheiro para a corretora

Quando sua conta da corretora estiver ativa, siga os passos para transferir um valor para sua conta da corretora. Lembrando que as corretoras são aceitam transferências de contas de mesma titularidade, ou seja, a sua conta corrente digital deve estar no seu nome e cpf.

Se você conseguir transferir R$ 100,00 será ótimo, pois nosso próximo post será já sobre investimento na prática!

 

Um grande abraço a todos e qualquer dúvida, deixa um comentário.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*